Notícias

Experiência virtual de aprendizagem é discutida em reunião

publicado: 29/12/2022 17h39, última modificação: 29/12/2022 17h39

No dia 10 de dezembro de 2022 o reitor da universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Alexandro Marinho, recebeu no salão da reitoria um grupo de participantes de um evento sobre acesso e uso da informação em saúde, para discutir experiência virtual de aprendizagem.

Participaram da discussão a diretora da Biblioteca Central, Cátia Furtado, o Professor do curso de Medicina, Lucas Antônio e o representante da healthtech MedRoom, Sandro Nhaia, que apresentou tecnologia que utiliza realidade virtual para ensino em saúde. A ferramenta é um dos mais completos modelos do corpo humano em 3D do mundo e usa a Realidade Virtual para o aprendizado.

Segundo Nhaia, o Medroom usa Realidade Virtual para o aprendizado, oferecendo às instituições de ensino uma solução que aposta em inovação, imersão e realismo, para aumentar o engajamento e acelerar a curva de aprendizagem dos alunos “… A ferramenta principal é o Laboratório de Anatomia, onde temos todo um sistema de corpo e estruturas para explorar os sistemas com o intuito de conseguir fazer com que os estudantes tenham uma visualização em 3D e consiga ver melhor as relações entre as estruturas para diminuir o erro médico.”, revela.

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.17.27.jpeg

Para o reitor, as novas tecnologias pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. “Eu sempre fui um apaixonado por tudo que é tecnologia que venha melhorar a educação e a formação dos estudantes. Nós não temos como fugir disso, as universidades tem que se modernizar e ir por este campo, pois é um do meio de tornar o aluno mais competitivo para o mercado”.

Já o professor Lucas Antônio, fala da importância para o ensino e aprendizagem que o dispositivo e o aplicativo proporcionam em três dimensões. “Ao conhecer este dispositivo juntamente com o aplicativo desenvolvido pela empresa MedRoom, pude perceber que a ênfase em dissecar camadas facilita muito o aprendizado do aluno, além de ter a experiência em três dimensões. O livro que a gente estuda Anatomia é um recurso excelente, mas ainda possui a limitação de não termos a experiência em três dimensões das estruturas anatômicas. Além de tudo, este dispositivo e aplicativo tem a possibilidade de integralizar os sistemas diferentes do corpo humano. A riqueza de detalhes deste dispositivo facilita a melhor experiência a estes pormenores da anatomia. Eu senti uma experiência positiva, pois a medicina tem avançado com aproximações com a tecnologia e essa experiência na graduação é extremamente importante para os alunos da área da saúde, pois vai servir para o ensino e aprendizagem que envolve a anatomia”.

Cátia Furtado, disse que “É muito importante à aquisição destes equipamentos para os alunos da área da saúde praticar situações médicas, estudos clínicos sem sair da sala de aula”.

O evento foi organizado pela Biblioteca Central da UFDPar em parceria com o O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) da UFPI. Que teve o minicurso “Acesso e uso da informação em ciências da saúde” ministrado pela bibliotecária Elisabeth Peres Biruel.

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.15.05.jpeg

Coordenadoria de Comunicação Institucional