Notícias
Estudantes beneficiários da Assistência Estudantil têm melhora no rendimento acadêmico
O Serviço Pedagógico (SPED) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realizou levantamento de dados por meio da Análise de Rendimento Acadêmico do Histórico Escolar, no período de 25/09 a 06/10, e constatou que 60,37% dos estudantes beneficiários atendidos no semestre letivo 2023.1 atingiram a Média Semestral igual ou maior que 7.
No referido semestre, 65 estudantes beneficiários foram convocados pelo Serviço Pedagógico para Atendimento Pedagógico Individual. No entanto, 53 alunos agendaram e foram atendidos pelo SPED. Destes, 32 atingiram a Média Semestral satisfatória no final do Semestre Letivo e 21 discentes não alcançaram a referida média.
Fonte: Serviço Pedagógico/PRAE-UFDPar, 2023.
As convocações dos estudantes para Atendimento Pedagógico Individual fazem parte das ações de apoio e permanência da PRAE. A cada semestre letivo o SPED convoca para Atendimento Pedagógico Individual os discentes beneficiários com baixo rendimento acadêmico, ou seja, aqueles que obtiveram Média Semestral abaixo de 7. Esta Média é o resultado da soma das notas das disciplinas dividido pelo número de disciplinas cursadas pelo(a) estudante no referido semestre.
Ressalta-se que, a partir do semestre letivo 2023.2, o procedimento de Convocação para Atendimento Pedagógico Individual ou Interposição de Recurso de Desligamento do Benefício referente ao semestre letivo 2023.2 ocorre por meio do Edital PRAE/UFDPar Nº 06/2023. Sendo assim, 51 estudantes beneficiários foram convocados por e-mail para Atendimento Pedagógico Individual e 21 para Interposição de Recurso de Desligamento (estudantes com Média Semestral menor que 7 em dois semestres consecutivos). Estes estudantes convocados devem agendar atendimento ou interpor recurso de desligamento do benefício no prazo de 10/10/2023 a 09/11/2023 conforme orientações do Edital.
O Atendimento Pedagógico Individual é uma das atividades do Serviço Pedagógico. O atendimento é realizado presencialmente na PRAE onde, inicialmente, é realizada a escuta pedagógica a fim de investigar as causas do baixo rendimento acadêmico. Após isso, são realizadas intervenções pedagógicas, por meio de Orientação Educacional, onde são repassadas orientações sobre a elaboração do plano de estudo, técnicas de estudo e encaminhamentos para outros setores da UFDPar, quando necessário.
Foto do Atendimento Pedagógico Individual do Serviço Pedagógico
Crédito: Luana Fontenele Cardoso
Além de ofertar Atendimento Pedagógico Individual aos estudantes beneficiários convocados, o serviço também está disponível para atender as demandas espontâneas dos demais estudantes de graduação da instituição. Caso o aluno tenha interesse, acessar aqui para agendamentos de atendimento individual presencial do Serviço Pedagógico da PRAE.