Notícias

Egressos da UFDPar participam de evento pelos 45 anos da Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fiocruz

publicado: 20/05/2025 14h19, última modificação: 20/05/2025 14h19

No último dia 9 de maio, egressos do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram do evento “45 anos da Pós-Graduação em Medicina Tropical – Legados, mudanças e desafios futuros”, realizado na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Foto: Da esquerda para a direita: Edmar, Vanessa, Léia e Geovanna.

Representando a UFDPar e a antiga UFPI-Parnaíba, estiveram presentes Léia Madeira (egressa de Biomedicina UFPI/2016 e doutoranda em Medicina Tropical na Fiocruz), Geovanna Ferraz (egressa de Biomedicina UFDPar/2024 e mestranda em Medicina Tropical na Fiocruz), Edmar Ceia (egresso de Biomedicina UFPI/2012 e mestrando em Medicina Tropical na Fiocruz RJ) e Vanessa Santos (egressa de Biomedicina UFDPar/2022 e mestranda no mesmo programa).

O evento reuniu pesquisadores, professores, discentes e egressos em um debate sobre os avanços alcançados nas últimas décadas e os desafios futuros da área, em um contexto global marcado por doenças emergentes e reemergentes, mudanças climáticas, globalização e envelhecimento populacional.

Com 45 anos de atuação, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PGMT) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é reconhecido pela excelência acadêmica e possui nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde a sua criação, já formou 670 pesquisadores que atuam em instituições nacionais e internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além de ministérios e secretarias de saúde em diversos países.