Notícias
Refluxo gastroesofágico é tema de pesquisa na UFDPar
O professor e pesquisador Dr. Lucas Antonio Duarte Nicolau, docente do curso de Medicina, atualmente está desenvolvendo dois projetos de pesquisa, o 1º tem como título “Desenvolvimento de blendas à base de polímeros naturais para incorporação do óleo essencial de Cordia verbenacea: possível uso na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)”. Esse estudo visa a combinação de dois polímeros, um do angico e outro do cajueiro para incorporar o óleo anti-inflamatório da C. verbenacea. A proposta é fazer um produto de uso oral para quando o paciente sentir os sintomas de alerta da DRGE. O objetivo é que a blenda trate a inflamação e proteja o esôfago ao mesmo tempo.
A 2ª pesquisa trata-se do “Estudo da relação entre a fisiopatologia da doença do refluxo gastroesofágico e hipertensão: ensaios in vitro e in silico do nebivolol em marcadores de lesão esofágica”. A hipótese deste estudo é que o indivíduo hipertenso possui uma resposta inflamatória sustentada, o que pode agravar inflamação na mucosa do esôfago. Será analisado se a hipertensão agrava a inflamação no esôfago.
Fazem parte dos projetos de pesquisa os docentes da UFDPar: Dra. Durcilene Silva, Dr. Jand Medeiros e Dr. Jefferson Oliveira. Além dos mestrandos Luís Fernando Teixeira e Gabriela Costa (PPGBiotec), os alunos de graduação Arícia Gomes Miranda, Andressa Rufino e Lorena Araruna (curso de Medicina), Isaac Alef (curso de Biomedicina) e Katriane Silva (curso de Ciências Biológicas) bolsistas PIBIC, PIBITI e voluntários nas pesquisas. Professores colaboradores externos destacam-se o Dr. Marcelo Biondaro Gois (UFR), Dra. Mariana Vale (UFC), Dra. Daniela Ferreira (IPPP), Dr. Marcellus Henrique (UFC), Dr. Antonio Palumbo (UFRJ) e Dra. Elvira Saraiva (UFRJ).
Os projetos ainda estão em andamento, os resultados serão submetidos em revistas científicas em breve.
Para mais informações:
e-mail: lucasnicolau@ufpi.edu.br
Texto e edição: Narjara Dídimo e Victoria Sandys - PROPOPI