Notícias
Análise de obras lexicográficas e criação de um dicionário de espanhol é tema de pesquisa na UFDPar
O docente e pesquisador Dr. Glauber Lima Moreira, lotado no curso de Turismo, atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa na UFDPar. Um deles, intitulado “Análise de verbetes referentes aos termos da gastronomia e hotelaria em dicionários de aprendizagem em língua espanhola” tem como objetivo selecionar termos específicos da área de turismo, como por exemplo: gastronomia, hotelaria, meios de hospedagem, agências, para analisar como eles estão incorporados no dicionário, ou seja, investigar se as informações ali contidas estão claras, assim como, verificar se outras poderiam ser incluídas para um melhor entendimento dos usuários. Esse projeto conta com a contribuição dos docentes Dr. Antonio Luciano Pontes (UECE) e Dra. Lucimara Alves da Costa (UNIR)
O outro, intitulado “Estudo do léxico e uso do dicionário como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de línguas” tem como finalidade entender como o dicionário é usado, em que momento é usado, se é utilizado com os alunos em sala de aula, seja em atividades de leitura ou de escrita, bem como para aumento de vocabulário. A principal hipótese do estudo é que as informações contidas nos verbetes não são suficientes. Acredita-se, também, que não há informações culturais e enciclopédicas importantes para os discentes do Turismo que estudam a língua espanhola.
As ações dos projetos são realizadas através de encontros semanais com seus alunos bolsistas vinculados à UFDPar e à FAPEPI. Os trabalhos contam com a colaboração dos discentes
Clara Mariane Silva de Oliveira (PIBIC-CNPq), Iarli Correia dos Santos (PIBIC-UFDPar), Joyce Chaves Magalhães (FAPEPI), Lucas Santos de Araújo (ICV-UFDPar) e Maria Eduarda Gomes da Silva (FAPEPI), todos do curso de Bacharelado em Turismo.
Para mais informações:
E-mail: glauberlimamoreira@hotmail.com
Texto: Amanda e Narjara – PROPOPI