Notícias
Desigualdades de gênero e inclusão trans na universidade são discutidas na UFDPar
O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, recebeu a visita da pesquisadora da Fio Cruz-PI, Jessyka Rodrigues e da Professora da UFPI, Letícia Carolina, durante a tarde desta terça-feira (29/08). O encontro aconteceu no salão da Reitoria.
Foto: Registro da reunião com Reitor Pro Tempore, Letícia e Jessyka.
Entre os assuntos discutidos, destacou-se a necessidade de aprofundar o debate e o combate a toda e qualquer forma de preconceito e violência no ambiente acadêmico e sobre as desigualdades de gênero, ampliando o entendimento para mulheridades múltiplas e a necessidade de combater a transfobia nas universidades.
Letícia e Jessyka são mulheres trans, sendo Letícia egressa do curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso da UFDPar e a primeira professora trans da UFPI. Jessyka integra o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Trabalho (NEGRACT), o qual desenvolve trabalhos e ações com a temática das desigualdades de gênero, alguns deles na UFDPar.
Em sua fala, o reitor reafirma a importância de discutir e avançar com ações e programas de formação para a comunidade acadêmica com temas sobre o direito de pessoas trans e travestis nas universidades, o combate a transfobia institucional, o respeito ao nome social e a necessidade de avançar sobre políticas afirmativas para travestis e transexuais na UFDPar. Para João Paulo, “esse encontro só reforça nossa determinação em promover a formação da comunidade acadêmica com a sensibilidade e conhecimento necessários para enfrentar desafios tão cruciais. Continuemos trilhando um caminho de justiça e inclusão”.
Foto: Da esquerda pra direita, Jessyka, João Paulo e Letícia.