Notícias

Defesa de Memorial acadêmico consagra o primeiro Professor Titular da UFDPar

publicado: 09/08/2023 09h05, última modificação: 09/08/2023 09h09

A defesa do memorial acadêmico é um dos momentos mais importantes para um professor do magistério superior. É requisito para a promoção ao nível mais alto da carreira universitária e o candidato resume sua trajetória de vida dedicada à educação. Na última sexta-feira (04/08), o professor do curso de Matemática, Paulo Sérgio Marques dos Santos foi o precursor da UFDPar ao defender o seu memorial acadêmico.

A defesa, que aconteceu virtualmente, o consagrou como o primeiro professor titular da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e, neste ano em que a universidade completa cinco anos, foi um marco na sua história de dedicação enquanto professor na instituição.

“Em nome da UFDPar, expressamos as mais dignas felicitações ao Professor Paulo Sérgio Marques dos Santos pela defesa do memorial acadêmico para promoção à classe de Professor Titular, a primeira em nossa universidade, e pelo novo ciclo que se abre em sua trajetória acadêmica, marcada por muitos e honrados feitos e realizações”, destacou o Reitor Pro Tempore, Professor João Paulo Sales Macedo.

A defesa do Memorial Acadêmico do Professor Paulo Sérgio alcançou mais do que o dobro da pontuação necessária para a promoção. A banca foi constituída pelos doutores Jurandir de Oliveira Lopes (UFPI), Orizon Pereira Ferreira (UFG) e Luiz Carlos Matioli (UFPR), sendo presidida pelo primeiro, e tendo os doutores Haroldo Rodrigues Clark (UFDPar) e Raimundo Santos Moura (UFPI) como suplentes.


Ao final da defesa, Paulo Sérgio fez alguns agradecimentos pela sua jornada: “Uma trajetória nunca se faz sozinho, tudo depende de muita ajuda, muita cooperação, então queria agradecer a todos, a todas essas instituições em que eu trabalhei e a todos da minha família também", concluiu.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe, poderá passar à classe seguinte caso tenha a titulação exigida.
Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; já na segunda, o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita.

Veja um excerto do memorial acadêmico do professor Paulo Sérgio a seguir:

"Docência, matemática e Conquista:

O professor Paulo Sérgio Marques dos Santos é formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1996), com mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Ciências, Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), e dois estágios pós-doutorais, sendo o primeiro no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada- IMPA, Rio de Janeiro-RJ (2009-2010), e o segundo na Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR (2018-2019). Professor Paulo Santos assumiu o cargo de professor do Departamento de Informática e Estatística (DIE) da Universidade Federal do Piauí em Teresina, em 24 de março de 1999. Em seus 24 anos de trabalho no ensino superior, foi chefe do DIE no período de 2006-2008, fez parte do corpo docente do Curso de Matemática da UFPI, em Teresina (segundo semestre de 2008 a fevereiro de 2013), fez parte da equipe que criou o Curso de Estatística na UFPI, e foi o primeiro coordenador daquele curso no ano de 2009. Em fevereiro de 2013, transferiu-se e passou a integrar o corpo docente do Curso de Matemática do Campus Ministro Reis Velloso da UFPI (na época), hoje UFDPar, onde encontra-se lotado até os dias atuais, tendo sido chefe do referido curso em duas ocasiões, e sendo atualmente subchefe. Dentre suas atividades na UFDPar, foi colaborador do Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (PAPMEM), tendo contribuído para nossa autonomia na realização dessa atividade, a partir de 2013. Coordenou a IX Olimpíada Piauiense de Matemática em 2013, compôs o quadro docente do PROFMAT desde o seu início no CMRV e fez parte da comissão de criação do PIBIC/UFDPar, estando atualmente em seu comitê interno. No interstício 11/2021-10/2022 foi membro da CPPD. Coordena o Núcleo de Estudos em Matemática (NEMat), primeiro núcleo de pesquisa e extensão formado por docentes do curso de Matemática, criado em janeiro de 2023.

Faz parte do corpo docente dos programas de pós-graduação PPGCC/UFPI e PPGMAT/UFPI, tendo feito parte da comissão de elaboração do Projeto do Doutorado de Ciência da Computação DCCMAPI da UFPI/UFMA.

Em pesquisa, possui 21 artigos científicos publicados de 2006 até 2022 em periódicos internacionais. Foi pesquisador produtivista em Pesquisa do CMRV/UFPI no período de 2014 a 2017 e passou a produtivista em Pesquisa CNPq, nível 2, a partir de 2017 até os dias atuais. Em extensão, destaca o projeto “A Matemática das provas de seleção do Instituto Federal do Piauí- IFPI”, que já se encontra em sua segunda edição.

Até o momento, orientou 32 iniciações científicas, 16 trabalhos de conclusão de curso, 12 mestrados (PPGCC/UFPI, PROFMAT/UFPI, PPGMAT/UFPI), 4 doutorados (PESC/UFRJ, PPGM/UFPR, DINTER/UESPI-UFRJ) e 1 pós-doutorado (PPGCC/UFPI). Orienta atualmente 4 iniciações científicas, 2 trabalhos de conclusão de curso e 3 doutorados (DCCMAPI/UFPI-UFMA, PPGMAT/UFPI).