Notícias

Colações de grau 2023.2 são marcadas por homenagens aos 6 anos da UFDPar

publicado: 16/04/2024 16h54, última modificação: 16/04/2024 16h54
 

Na noite da última sexta-feira (12/04), foram finalizadas as sessões solenes de Colação de Grau coletivas do período 2023.2. Ao todo, 170 novos bacharéis e licenciados em onze cursos de graduações da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) receberam o tão sonhado canudo e foram habilitados a atuar em suas respectivas áreas. As cerimonias ocorreram no Auditório Central do Campus e foram presididas pelo Reitor João Paulo Sales Macedo e pelo Vice-reitor Vicente Borges.

 

Além da celebração das realizações e conquistas dos concludentes, a quinta-feira (11/04) também foi marcada por homenagens aos seis anos de criação da UFDPar. O público presente à solenidade assistiu uma apresentação cultural em forma de cordel, poesia com autoria dos estudantes Cleber Albuquerque e Laís Costa, declamada pelos dois. Em seguida, foi feita uma breve demonstração da diversidade étnica-cultural e de gênero das pessoas que fazem a Universidade, entre elas: O professor indígena Helder Ferreira Tacariju, representando os povos originários; a estudante quilombola Olivia Ramos, representando os povos tradicionais, a filha de pescadores Ana Camile, representando também uma mulher negra; a estudante Laís Costa, representando os artistas, e o estudante Cleber Albuquerque, representando a comunidade LGBTQIANP+.

 

Em um de seus discursos, o Reitor João Paulo comentou sobre os seis anos da UFDPar, falando sobre seu orgulho e responsabilidade ao fazer parte da história da UFDPar, além do potencial estratégico da instituição para a região: “Somos uma Universidade nova, pujante e reconhecida como estratégica na contribuição do desenvolvimento regional, com sustentabilidade econômica, social e ambiental. Isso se deve pela qualidade do nosso quadro docente, de alto nível, em diferentes áreas do conhecimento, pelo empenho do competente corpo técnico-administrativo, acompanhado do pessoal terceirizado, além do protagonismo dos estudantes, que juntos criam e aprimoram experiências transformadoras, as quais constituem o sentido do trabalho desenvolvido por nossa instituição”, frizou.

 

Os concludentes Rickelmy de Brito Pereira, do curso de Matemática, e Ana Joerica Lopes Vieira, do curso de Biomedicina, receberam Láureas Acadêmicas, que são concedidas a alunos da turma concluinte de cada curso de graduação em um determinado período letivo que apresentaram melhor desempenho nas atividades acadêmicas. Entre alguns requisitos para a concessão da Láurea Universitária estão: não ter incorrido em reprovação ao longo de todo o curso; ter se distinguido como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão; ter um o Índice de rendimento acadêmico (IRA) igual ou superior a 8,5; e ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.

 

 

As solenidades tiveram início com o curso de Fisioterapia no dia 08 de abril. No dia seguinte, foi a vez dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Pedagogia. Já na quarta-feira, colaram grau os concludentes dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas. No dia 11, foram os cursos de Matemática e Turismo e no último dia, os cursos de Administração, Engenharia de Pesca e Psicologia.

registrado em: ,