Notícias

Catálise Organometálica é tema de pesquisa na UFDPar

publicado: 27/10/2022 13h36, última modificação: 05/06/2023 08h26

 

O professor e pesquisador Égil de Brito Sá, docente do curso de Ciências Biológicas da UFDPar, desenvolve um projeto de pesquisa intitulado “Estudos computacionais de processos químicos catalisados por complexos de metais 3d”.

Muitas reações químicas só acontecem na presença de sistemas químicos chamados catalisadores. Nesse contexto, grande esforço tem sido devotado para descobrir catalisadores que promovam reações de reforma do CO2, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Nesse estudo, possui relevância os chamados catalisadores formados por complexos organometálicos, que são espécies químicas que contém um átomo de metal de transição.  A pesquisa utiliza ferramentas da química computacional para entender como esses catalizadores fazem a reação acontecer com a intenção de proporcionar melhorias na reação, tais como maiores rendimentos e a quantidade de catalisador a ser utilizado. A análise foca em dois tipos especiais de metais de transição: o ferro e o cobalto, por serem mais baratos e bastante disponíveis na crosta terrestre.

O projeto conta com dois alunos bolsistas PIBIC do curso de Biologia UFDPar, Rafaela Ferreira e Mateus dos Santos, e conta com a colaboração dos docentes Milton Matos e Alexandre Araújo, além do mestrando Franciscarlos Soares, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI-Teresina.

Em projetos correlatos, o grupo analisa o uso de catalisadores de outro metal abundante da crosta terrestre, o vanádio, para a reação de metátese de olefinas. Esse projeto é feito em colaborações de professores/pesquisadores estrangeiros: Katherine Paredes-Gil (UTEM-Chile), Xavier Solans-Monfort (Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha), Wes Farrel (US Naval Academy – EUA), Konstantin Bukhryakov (Florida International University – EUA).

 

Para mais informações:

E-mail: egil.sa@ufpi.edu.br

Lattes

Texto e edição: Amanda Victória e Narjara Dídimo