Notícias
Andifes firma parceria com MEC e INEP para atualizar pesquisa sobre perfil dos graduandos das universidades federais
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) firmou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para atualizar a Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação das universidades federais. O acordo de cooperação foi assinado na quinta-feira, 25, durante a 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, na sede da entidade em Brasília.
Foto: Assinatura de acordo de cooperação entre Andifes, MEC e INEP – foto: Ascom-Andifes
A presidente da Andifes e reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, o secretário de Educação Superior (SESu) do MEC, Alexandre Brasil, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, formalizaram o acordo. Este levantamento fornecerá dados importantes para regulamentar a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sancionada em 3 de julho de 2024. A última pesquisa foi realizada em 2018, antes da pandemia.
Márcia Abrahão Moura destacou a importância do acordo para atualizar as informações sobre o perfil socioeconômico dos estudantes. “Estou muito feliz porque hoje assinamos um acordo de cooperação para atualizar a pesquisa de perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais”, afirmou.
O Inep liderará a pesquisa em colaboração com a Andifes e o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), que presta assessoria na área. Alexandre Brasil enfatizou a relevância da atualização dos dados para orientar a regulamentação da PNAES e entender melhor o perfil dos estudantes. “Contamos, agora, com o apoio fundamental do INEP, que traz toda a expertise e todo o conhecimento na coleta e análise dos dados. É uma felicidade para a SESu poder contar com a Andifes e com o INEP nesse desafio”, disse.
Manuel Palacios, presidente do Inep, também ressaltou a importância da parceria para a instituição. “Esse é um momento importante para o INEP mobilizar a sua equipe, em parceria com a SESu e Andifes, e atualizar os dados do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das universidades federais”, concluiu.
Fonte: Andifes