Notícias
Alunos de Psicologia estudam sobre TDAH em parceria com laboratório de Fisioterapia
Nesta quinta-feira (16/03), foi finalizado o ciclo de palestras sobre os instrumentos de avaliação dos traços e sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os alunos do 3° período na disciplina Desenvolvimento II, sobre regência do Professor do curso de Psicologia Felipe Teles, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o acompanhamento desse transtorno em jovens/adultos. Em visitas ao Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade do Prof. Victor Hugo Do Valle Bastos, conheceram a pesquisa da Prof. Doutoranda Ana Cláudia Mota de Freitas, que propõe um método não invasivo como alternativas de tratamento para os transtornos causados em jovens com traços e sintomas de TDAH.
Fonte: Alunos do 3º período de Psicologia
O método de estimulação transcraniana magnética tem sido atualmente uma alternativa para distúrbios neurocognitivos, que visa evitar os efeitos colaterais que outro tipo de tratamento farmacológico propõe atualmente na clínica. O programa de Doutorado e Biotecnologia, sob coordenação do Professor Silmar Teixeira incentiva esse contato dos alunos de graduação desde os primeiros blocos para estimular as pesquisas na universidade, seja para programas de iniciação científica (PIBIC), iniciação tecnológica (PIBIT) e projetos de Conclusão de Curso, mestra e doutorado na área de tratamento e inovação tecnológica. O professor Felipe Teles, colaborador da pesquisa intitulada “A estimulação magnética transcraniana e o julgamento do tempo em estudantes com traços e sintomas de transtorno de atenção e hiperatividade”, utilizou como critério avaliativo em sua disciplina, o instrumento que avalia adolescentes e adultos sob aspectos de desatenção, impulsividade, aspectos emocionais, auto regulação e hiperatividade.
Os alunos puderam então adquirir todo o conhecimento práticos sob a pesquisa e como os alunos do curso de psicologia atuam na iniciação científica dentro da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
Psicologia de Desenvolvimento II