Notícias

Abertura do Encontro Nacional de ATER reúne instituições e lideranças em Luís Correia

publicado: 24/09/2024 09h36, última modificação: 24/09/2024 09h36

Foi realizada nesta segunda-feira, 23 de setembro, no SESC Praia, em Luís Correia, a cerimônia de abertura do Encontro Nacional Intercâmbio e Nivelamento Conceitual-Metodológico das Experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (ProFor-Ext). O evento, que conta com a participação de 16 instituições de diversas regiões do Brasil, é parte de um esforço nacional de fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A coordenação do encontro está sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que também financia o programa.

Foto: Mesa de abertura do Encontro Nacional Intercâmbio e Nivelamento Conceitual-Metodológico das Experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Profor-EXT).

O evento, que segue até o dia 26, tem como objetivo promover a troca de experiências entre as instituições e profissionais que atuam em ATER em diferentes contextos rurais do país, buscando um nivelamento conceitual e metodológico. Durante o encontro, serão realizadas atividades de capacitação e alinhamento das práticas de assistência técnica, promovendo a integração entre as diversas realidades agrárias do Brasil e ampliando o conhecimento sobre métodos e práticas de extensão rural.

O programa tem como foco principal a interação entre Unidades Familiares de Produção Agrária e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, com o intuito de gerar e compartilhar coletivamente conhecimentos, desenvolver inovações e empreender na adaptação de tecnologias sustentáveis voltadas para a agricultura familiar.

A programação do evento inclui mesas redondas, rodas de conversa e apresentações de experiências por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. No primeiro dia, após a recepção, houve a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica entre as IES participantes. As apresentações seguirão até o último dia, sendo moderadas por profissionais responsáveis por promover o debate e a troca de informações entre os participantes​.

Foto: Momento da entrega da Carta à Ministra do MDA.

Durante a cerimônia, Gabriela Coelho, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi convidada ao palco para entregar à Ministra do MDA, Fernanda Machiaveli, a Carta das Agroflorestas do Rio Grande do Sul. O documento tem como objetivo fortalecer as ações do ProFor em agroecologia e sistemas agroflorestais, apresentando essas estratégias como essenciais para a adaptação às emergências climáticas, como as registradas recentemente no Rio Grande do Sul​.

Foto: Apresentação cultural do Boi Novo Fazendinha.

A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais do Boi Novo Fazendinha e do grupo Raízes do Nordeste. Entre as autoridades presentes, destacaram-se a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), substituta, Fernanda Machiaveli, a Secretária da Agricultura Familiar (SAF-PI), Rejane Tavares, o Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, o Superintendente do MDA do Piauí, Dayvid Miranda, a Coordenadora-geral do ProFor-Ext, Graciella Corcioli, o Vice-coordenador geral do ProFor-Ext e Coordenador do Programa Sementes dos Saberes Agroecológicos, Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva, o Secretário-geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Piauí (FETAG-PI), Francisco de Assis Aguiar, o Gerente do Banco do Nordeste  (BNB) em Parnaíba, Francisco das Chagas Silva e representando os povos indígenas e as comunidades tradicionais, o cacique Henrique Tabajara.

O encontro marca um importante passo para o fortalecimento da extensão rural no Brasil, com foco na promoção da agricultura familiar e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis.