Notícias

A relação entre o Estado brasileiro e as comunidades tradicionais é tema de pesquisa na UFDPar

publicado: 18/10/2022 14h28, última modificação: 18/10/2022 14h28

 

A docente e pesquisadora Dra. Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo, do curso de Psicologia, coordena projeto de pesquisa intitulado “Relação Estado, sociedade, comunidades tradicionais: um recorte a partir das políticas públicas no Brasil”.

A desigualdade estrutural que caracteriza a sociedade brasileira e o crescente número de ataques às comunidades tradicionais, têm agudizado o sofrimento psíquico desses povos, principalmente pela presença constante de conflitos socioambientais causados pelo uso e ocupação de suas terras que ameaçam sua existência. Além disso, há uma descaracterização da cultura dessa população, inferiorização de seus saberes e práticas e negligência do poder público com relação a saúde e a segurança alimentar e nutricional.  O estudo tem como objetivo identificar e analisar a relação entre o Estado brasileiro e as comunidades tradicionais tendo como recorte as políticas públicas de saúde, assistência e ambiental, sua execução e resultados obtidos.

Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e a metanálise das produções que tratam sobre o assunto. Foi dividido em três planos de trabalho: 1º plano consiste em levantar dados sobre a constituição do Estado brasileiro em seus aspectos conceituais e históricos; O 2º plano equivale a estudar e definir o conceito de comunidades tradicionais, as maiores problemáticas que esses povos vêm enfrentando historicamente e quais políticas públicas foram implementadas; o 3º plano visa compreender o processo de colonialidade e poder, pois concluiu-se que o processo de colonização continua organizando a estrutura psicossocial da sociedade brasileira.

Colaboraram com a pesquisa as discentes Maria Rúbia Marques da Silva, Lourdes Vitória Desidério Macambira e Gabriela Carvalho Souza, do curso de Psicologia. A equipe já participou de congressos com publicações de resumos em anais, organização de seminários nacionais e está trabalhando na produção de artigos a partir dos resultados.

Para mais informações:

e-mail: ebgfigueiredo@gmail.com

Lattes: Clique Aqui

Texto e edição: Amanda Victória- PROPOPI