Notícias
100 alunos do bolsa-trabalho auxiliam nas atividades administrativas da UFDPar
Os alunos selecionados para a 3ª edição do programa Bolsa-trabalho, já atuam nos diversos setores da Universidade desde 9 de janeiro de 2023. Ao todo, são cem alunos que tem a oportunidade de obter uma renda, qualificação e ocupação profissional aplicando o seu aprendizado acadêmico, auxiliam nas atividades administrativas da UFDPar.
As bolsas são mantidas com recursos próprios da instituição, alguns dos recursos resultantes da economia com algumas despesas de custeio, a exemplo da energia, gerada com a instalação da usina fotovoltaica. É oferecida uma remuneração no valor de R$ 400,00 aos participantes correspondente à carga horária semanal de 20 horas, compatível com o horário das aulas, durante o período de doze meses.
O programa foi criado no início de 2022 pela gestão superior com apenas 35 bolsas, buscando assistir alunos em potencial risco de evasão em função das medidas sanitárias adotadas para conter o avanço da pandemia, além de contribuir com a instituição no enfrentamento do problema de déficit no número de servidores técnico-administrativos, com processo de emancipação da Universidade Federal do Piauí, tendo em vista que, possui quase o mesmo número de servidores de quando era campus, ocasionando a sobrecarga de trabalho e impedindo o atendimento pleno de diversas funções, com o surgimento de várias novas atribuições de uma instituição autônoma.
Para o reitor Alexandro Marinho, o programa vem gerando excelentes resultados e revelando bons talentos, além de ajudar no desenvolvimento das atividades da instituição.
O estudante Antônio Vinnicius atualmente cursa o 8º período do curso de Administração de empresas, e vem desempenhando atividades dentro do campo da administração pública no setor de governança ligado a pró-reitoria de Planejamento (Proplan). Para ele “é uma experiencia marcante, onde venho adquirindo conhecimentos essenciais para a minha formação profissional.”, revelou.
A Bolsa Trabalho é diferente das outras bolsas ofertadas pela assistência estudantil que possui recursos advindos do programa nacional de assistência estudantil (Pnaes) e exige que o perfil para recebê-la seja estudante de baixa renda.
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de texto: Joanson Sousa e Gabrielle Costa