Notícias

Nota de solidariedade à UFPR

publicado: 04/09/2023 08h58, última modificação: 04/09/2023 08h58

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, vem a público prestar solidariedade à Universidade Federal do Paraná, frente ao episódio ocorrido no último dia 01 de setembro nas instalações da UFPR. Reiteramos que somos absolutamente contra quaisquer tipos de violência, seja física, verbal ou simbólica.

Confira a nota na íntegra a seguir:

"A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) presta solidariedade à Universidade Federal do Paraná (UFPR) em relação ao lamentável incidente ocorrido no Prédio D. Pedro I, no dia 01 de setembro, quando uma trabalhadora foi agredida, uma estudante ficou ferida e outros foram atacados com spray de pimenta, por integrantes do grupo MBL. Novamente uma universidade pública é atacada de maneira violenta e desrespeitosa por um grupo organizado que busca projeção política e visibilidade em mídias sociais.

Já chegou a hora de dar um basta na sequência de ataques que vêm sendo executados contra os espaços públicos e as comunidades universitárias de todo o país. Por meio de uma estratégia violenta e perversa, grupos organizados estão realizando intervenções não autorizadas em diferentes prédios e ambientes acadêmicos, colocando em risco a segurança de integrantes da comunidade universitária e maculando deliberadamente a imagem das Universidades Públicas.

A Andifes corrobora com a posição da UFPR condenando veementemente qualquer tipo de violência física, verbal ou simbólica e atuará visando preservar a integridade dos espaços educacionais e a segurança nas IFES.

Brasília, 04 de setembro de 2023".

Créditos da nota: Lívia Leite - Coordenadora de Comunicação da Andifes