Notícias

LIGAT realiza evento sobre Microscopia Intravital com a visita do Bioimaging Brasil

publicado: 30/10/2023 15h42, última modificação: 30/10/2023 15h42
 

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) recebeu a visita da equipe do Bioimaging Brasil, projeto financiado pela Chan Zuckerberg para popularizar a técnica de microscopia intravital. O Laboratório de Inflamação e Gastroenterologia Translacional (LIGAT) foi contemplado para receber o treinamento e a Master Class foi ampliada para todo o público universitário com a participação de discentes (graduação e pós-graduação), técnicos e professores, totalizando 211 inscrições para o evento.

No primeiro dia (26 de Outubro), o Auditório Central da UFDPar recebeu a palestrante, Profª. Dra. Maísa Antunes (UFMG), e os inscritos do evento para a Master Class "Simplificando a bioimagem: dos conceitos básicos à aplicação - divulgando a microscopia intravital". No segundo dia (27 de Outubro), foram escolhidos alunos de Graduação e Pós-graduação, além de professores da instituição, que já possuíam destreza com manejo animal e vivência com medicina experimental para o treinamento imersivo, configurando-se uma manhã e tarde de muito aprendizado.

  

Profª Drª Maísa Antunes ministrando a Master Class – Simplificando a bioimagem no auditório central

Idealizado em 2020, o Bioimaging Brasil faz parte do seleto grupo de iniciativas apoiadas pela Chan Zuckerberg Initiative ao redor do mundo. “Esse projeto surgiu como uma resposta à crescente procura pelo Centro de Biologia Gastrointestinal, tanto pela nossa expertise em microscopia intravital, quanto pelos nossos equipamentos, sempre disponíveis e de uso flexível”, explica a equipe do projeto. A procura veio de grupos de pesquisa de todas as regiões do Brasil, onde os sistemas de microscópio estão também disponíveis e operacionais, chamando a atenção para o fato de que grande parte dessas demandas poderia ser atendida localmente, desde que houvesse pessoal treinado e pequenos ajustes nos sistemas de microscópio fossem feitos.

     

Treinamento prático do Bioimaging Brasil realizado no LIGAT popularizando a microscopia intravital.

A ideia foi trazer a equipe para que o LIGAT entrasse no radar de uma rede de bioimagem e seja referência no Piauí em microscopia intravital. O treinamento foi dedicado aos alunos que estarão aptos a compartilhar o conhecimento adquirido, além de desenvolver projetos de pesquisa que contemplem a técnica como mais um componente metodológico de notável valor científico. “A vinda da equipe do Bioimaging Brasil pôde mostrar à comunidade acadêmica da UFDPar a importância da microscopia intravital para responder diversas perguntas relacionadas à resposta inflamatória, morfologia, terapêutica e fisiopatologia, que podem ser respondidas com experimentação animal. Daí a importância de se priorizar tanto a cultura de um bom núcleo de aquisição e processamento de imagens, bem como de um biotério que forneça animais de qualidade para os projetos que são desenvolvidos na UFDPar”, explica o Professor Jand Venes Rolim Medeiros, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e professor de histologia e imunologia do curso de Ciências Biológicas.

  

Prof. Dr. Jand Venes e Prof. Dr. Lucas Nicolau, líderes do LIGAT, prestigiando a Master Class da Profª Drª Maísa Antunes, promovida pela Bioimaging Brasil

A ação em conjunto com PPGBiotec teve um sucesso de inscrições que são detalhadas em resumo no relatório a seguir. “Tivemos um total de 211 inscrições de um público bastante heterogênio com 173 (82%) discentes de graduação, 26 (12,3%) discentes de pós-graduação, 6 (2,8%) técnicos e 6 (2,8%) professores. Dos discentes de graduação, o alunato do curso de biomedicina liderou com maior participação, mas com representação dos cursos de ciências biológicas, medicina, fisioterapia, engenharia de pesca e psicologia".

Os Programas de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Ciências Biomédicas (PPGCBM), além do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família, também tiveram alunos inscritos e participantes no treinamento, com liderança dos discentes inscritos provenientes do PPGBiotec. "Portanto, com uma ampla participação do tecido acadêmico neste evento, a comunidade pôde ser beneficiada com essa iniciativa que alcançou aquilo que mantém acesa a chama da nossa missão de lutar pela qualidade da ciência brasileira fortalecendo a pesquisa das universidades públicas de qualidade que são sustentadas pelo tripé do ensino, pesquisa e extensão. Desejo que outros eventos assim aconteçam na UFDPar para que a qualidade de nossos discentes seja uma tônica. Que eles vislumbrem, sonhem e realizem projetos de relevância, e, para isso, continuarei não medindo esforços para que isso aconteça enquanto ativista da ciência brasileira.”, explica o Professor Nicolau, pesquisador do PPGBiotec e professor de morfologia humana no curso de Medicina.

  

Equipe que participou da Master Class e treinamento promovido pela Bioimaging Brasil na UFDPar.