Notícias
Mensagem da Reitoria
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba presta homenagem a todas as mulheres, em especial às nossas docentes, servidoras técnico-administrativas, estudantes, colaboradoras e terceirizadas.
É uma data a ser continuamente celebrada e propícia a muitas reflexões. Árdua e longa tem sido a jornada percorrida pelas mulheres, em sua diversidade, para que sejam respeitadas e reconhecidas. Falar sobre suas potências, sem dúvida é uma imensidão, enquanto falar sobre seus desafios, muitas vezes, significa crueldade diante de tantas barreiras que têm de superar, para simplesmente continuarem vivas ou terem asseguradas suas liberdades.
Por isso todo o nosso respeito às mulheres pelos caminhos que têm aberto, pelas lutas que corajosamente empreendem, pelas mudanças conquistadas, e sobretudo, pelos ensinamentos, por meio da cultura do afeto, enquanto ação política transformadora orientada pelo acolhimento e pela partilha de saberes e experiências restauradoras diante das violências e os silenciamentos que ainda lhes são impostas.
Reconhecer suas trajetórias e os caminhos abertos por muitas mulheres, que lutaram antes de nós, é fortalecer o elo de suas causas e vitórias para que a humanidade triunfe sobre um presente com mais equidade e longe da injustiça, do desrespeito, da exploração, da violência, do racismo, do sexismo e do feminicídio.
É preciso que as mulheres ocupem espaços, em especial onde as decisões são tomadas, seja nas universidades, na ciência, nas empresas, nas instituições sem fins lucrativos ou nas instâncias governamentais, inclusive na política. É preciso buscar equilíbrio em nossas instituições, alinhadas com a diversidade, onde as mulheres sejam ouvidas e possam tomar decisões na busca de uma vida com oportunidades e remunerações iguais, onde o respeito, o talento e o trabalho prevaleçam sobre qualquer tipo de preconceito para constituirmos uma sociedade com cultura de paz e sem violência.
Nesta data tão importante, renovamos o nosso compromisso em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, propício ao desenvolvimento pleno do potencial acadêmico e profissional das mulheres. Para isso, lançamos, na UFDPar, a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual, aprovada no Conselho Universitário. A Política estabelece, em seus dispositivos normativos, a criação da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento à Violência, no prazo de 45 dias, que receberá o nome Janaína da Silva Bezerra, em uma justa homenagem à memória da jovem universitária brutalmente morta em 2023.
Que estejamos todas e todos irmanadas e irmanados nesta jornada de reconhecimento e defesa das lutas, conquistas e sonhos em prol da equidade e respeito.
Parabéns a todas as mulheres!
João Paulo Sales Macedo - Reitor
Vicente de Paula Censi Borges - Vice-reitor