Notícias

Exposição “VOZES” promove reflexão sobre estigma e preconceito contra mulheres com hanseníase

publicado: 14/10/2025 11h55, última modificação: 14/10/2025 11h55

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio do Projeto Escola Ampliada, em parceria com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), realiza no dia 21 de outubro de 2025, no Parnaíba Shopping, a Exposição “VOZES – contra o estigma, preconceito e outras violências que acometem mulheres com hanseníase”.

A mostra artística, acompanhada de uma roda de conversa, tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica e o público em geral acerca dos desafios enfrentados por mulheres acometidas pela hanseníase, destacando a importância da empatia e do combate às diversas formas de discriminação associadas à doença.

A ação integra o Programa Escola Ampliada: popularização da educação e promoção da saúde, ciência, arte, cultura e cidadania nas escolas públicas de Ensino Médio da Planície Litorânea do Piauí, coordenado pela professora Lorena Sousa Soares, da UFDPar, e financiado pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação da CAPES (PROEXT-PG CAPES).

A exposição reúne obras dos artistas Fábio Solon Tajra e Maria Rita Amorim Braga, que, por meio de diferentes linguagens visuais, dão voz às histórias e vivências de mulheres marcadas pela hanseníase. Mais do que uma mostra artística, “VOZES” se propõe a ser um espaço de escuta, diálogo e transformação, convidando o público a refletir sobre as marcas invisíveis do preconceito e a importância da inclusão e da dignidade humana.