O projeto Expedições Extensionistas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) é uma das ações estruturantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX) voltada à vivência territorial e à construção coletiva de saberes entre a comunidade universitária e os sujeitos sociais dos territórios de abrangência da instituição — Piauí, Maranhão e Ceará.
Inspirado na concepção de Extensão Popular, o projeto reconhece que o conhecimento é fruto de relações dialógicas e horizontais entre universidade e sociedade. A Extensão Popular, orientada pela Educação Popular freireana, constitui um referencial ético, político, teórico e metodológico que valoriza o diálogo de saberes, a escuta ativa e o compromisso transformador com as comunidades.
As Expedições Extensionistas configuram-se como processos itinerantes de imersão e intercâmbio com os territórios, permitindo que docentes, discentes, técnicos e lideranças comunitárias compartilhem práticas, experiências e soluções para desafios locais e regionais. Essa interação promove uma formação crítica e cidadã, baseada no reconhecimento das diversidades culturais e na valorização das práticas e saberes populares.
Do ponto de vista epistemológico, o projeto ancora-se em uma extensão universitária crítica e transformadora, entendendo o território como espaço pedagógico e de produção de conhecimento. As expedições tornam-se, assim, laboratórios vivos de extensão, onde a UFDPar se compromete com a transformação social, o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento regional sustentável.