Notícias

Estudantes e Professores do Curso de Turismo visitam a Serra da Capivara

publicado: 31/07/2023 14h17, última modificação: 03/08/2023 16h43

 

Discentes do Curso de Bacharelado em Turismo realizaram visita técnica à cidade de São Raimundo Nonato para conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos destinos mais visitados no estado do Piauí.


A visita envolveu as disciplinas de Geografia II, Biodiversidade Brasileira e Ecoturismo, Patrimônio e Turismo Cultural, Laboratório de Inventário Turístico e Etnologia, ministradas pelas professoras Edvania Gomes de Assis Silva e Heidi Gracielle Kanitz, e pelos professores Francisco Pereira da Silva Filho e Hélder Ferreira de Sousa.

Foto: Alunos e professores em visita técnica. Fotógrafo: Francisco Pereira.


Além do parque, criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul, foram visitados ainda o Museu do Homem Americano, o Museu da Natureza, o complexo da fábrica de cerâmica da Serra da Capivara, a Casa de Memória e o Aeroporto de São Raimundo Nonato.


O objetivo da aula de campo e visita técnica foi proporcionar aos alunos a experiência de conhecer uma Unidade de Conservação (Parna da Serra da Capivara) e todo o seu entorno, onde puderam conhecer acerca da ancestralidade, da diversidade dos povos que habitaram a região e perceberam o impacto que o título de Patrimônio da Humanidade proporciona em termos de proteção, investimentos e poder de atração nacional e internacional.


A partir da visita aos museus, os discentes puderam compreender as narrativas escolhidas e perceber de que maneira o patrimônio cultural da região está exposto e acessível aos mais diversos públicos, bem como puderam compreender a importância da interpretação do patrimônio a partir das exposições e da comunicação empreendida com os visitantes.


Com a visita ao complexo da fábrica, além de entenderem a dinâmica do território e suas potencialidades, compreenderam a importância do envolvimento da comunidade local nos projetos ali desenvolvidos, perceberam o protagonismo feminino diante das propostas e das atividades empreendedoras. Foi possível ainda perceber a evolução do complexo, com a inclusão de um albergue, visitado também a partir do diálogo com a gestora dos espaços.


Tais atividades são primordiais para a formação do corpo discente, a fim de desenvolverem um senso crítico apurado e condizente com as realidades às quais estão expostos, proporcionando o enriquecimento do currículo acadêmico do alunado do curso de Turismo.

registrado em: