Notícias

Estudantes de Psicologia da UFDPar conhecem o Programa Piauí Saúde Digital em Piripiri

publicado: 01/02/2024 17h38, última modificação: 01/02/2024 17h38
 

Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram de uma visita técnica ao Centro de Imagem Municipal (CIM) e ao Espaço de Saúde Indígena de Piripiri, situados na Casa de Conselhos Jéssica Monteiro Melo. A visita ocorreu na última sexta-feira (26/01), como parte integrante do Programa Piauí Saúde Digital.

Foto: alunos, professores e pajé posando para foto.

O professor Helder Ferreira, responsável pela realização da visita técnica e docente dos cursos de Turismo e Psicologia, ressaltou a importância da visita dos alunos a esses dois centros, destacando a relevância da nota máxima do curso e enfatizando a oportunidade proporcionada aos estudantes de conhecerem locais onde a saúde é uma prioridade. A experiência contribui significativamente para a formação da visão dos alunos de Psicologia sobre a saúde em todas as suas dimensões, com ênfase no contato com as comunidades indígenas.

Foto: professor Helder e pajé Chicão.

A coordenadora do CIM, Kaylane Alves, compartilhou detalhes sobre a visita, enfatizando a importância do Centro de Imagem Municipal, do Espaço de Saúde Indígena e do Programa Piauí Saúde Digital. Ela destacou o sucesso do projeto, que tem contribuído para zerar filas em 10 especialidades e já realizou mais de 28 mil atendimentos. Kaylane ressaltou que Piripiri tornou-se uma cidade de referência, atendendo todo o Território dos Cocais, e que o projeto está sendo expandido para outras cidades do estado.

Felipe Cauê, aluno de Psicologia, compartilhou suas impressões sobre a visita, destacando o aprendizado adquirido ao interagir com as pessoas e reconhecendo o sucesso do projeto em democratizar o atendimento na região.

Foto: Alunos em círculo.

O Pajé Chicão, representante da Tribo Tabajaras, expressou a importância de testemunhar a evolução na cidade e creditou o sucesso ao trabalho da gestão municipal, ressaltando a relevância desse avanço para a comunidade local.