Notícias

Egressos do PPGBiotec - UFDPar tomam posse em concurso para docentes do curso de Engenharia de Pesca em instituição cearense de ensino superior

publicado: 27/08/2024 09h57, última modificação: 27/08/2024 09h57

 

No dia 20 de agosto de 2024, na cidade de Sobral-CE, os egressos da graduação do curso de Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar, Emanuel Airton de Oliveira Farias e Thaís Danielle Santos Araujo tomaram posse como docentes do curso de Engenharia de Pesca na Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), lotados no campus de Camocim-CE. Além de serem excelentes indicadores do PPGBiotec quanto à qualidade do programa na formação de recursos humanos, os egressos consolidaram linhas de pesquisa na carreira acadêmica desde a graduação em Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Delta do Parnaíba até o período de pós-graduação como um dos primeiros discentes do PPGBiotec.

 

Foto: Prof. Dr. Emanuel Farias e Profa. Dra. Thaís Danielle Araujo na cerimônia de posse de docentes da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

Thaís Danielle Araujo destacou-se no PPGBiotec ao desenvolver nanoemulsões para melhorar a preservação de filés de Tambaqui e camarões refrigerados, em parceria com a Embrapa. Durante o mestrado, conciliou a maternidade com a pesquisa e defendeu a tese em um ano e meio. Posteriormente, no doutorado em Engenharia de Pesca na UFC, aprimorou suas pesquisas com novas parcerias. Após o doutorado, continuou colaborando com o Biotec, participando na formulação de nanoemulsões, análise de atividade antioxidante e em bancas de qualificação e defesa.

Emanuel Airton Farias, egresso do PPGBiotec, destacou-se no desenvolvimento de técnicas de eletroquímica para sensores e explorou a multidisciplinaridade desde sua graduação em Engenharia de Pesca. Durante o mestrado no PPGBiotec, atuou como professor substituto na UFDPar, onde aprimorou sua formação com a orientação de grandes mestres. Emanuel tem sido colaborador ativo do PPGBiotec, coorientando alunos e publicando 36 artigos, muitos frutos de parcerias. Ele valoriza a experiência multidisciplinar que enriqueceu sua carreira acadêmica.

Para a coordenadora do PPGBiotec, Profª. Ivanilza Moreira, e o vice coordenador do PPGBiotec, Prof. Dr. Lucas Nicolau, a notícia reflete a colheita de um plantio feito cerca de 15 anos atrás com a iniciativa da criação de um programa de pós-graduação multímodo como é o PPGBiotec, um programa que iniciou em 2009 como uma história de sucesso, mas extremamente desafiador que é fazer ciência no nordeste brasileiro em instituições que fizeram parte da interiorização das universidades públicas, como é o caso da UFDPar, uma das ditas supernovas arroladas pelo MEC. “É o tipo de notícia que nos orgulha em dose dupla. É um grande mérito dos nossos dois egressos que persistiram na jornada e conquistaram a aprovação no certame, mas também dos nossos docentes que têm conduzido com afinco o PPGBiotec.