Notícias

Alunos do Curso de Medicina adaptaram protótipo humano para Workshop

publicado: 15/12/2023 14h46, última modificação: 15/12/2023 14h46
 

No último dia 01/12 (sexta-feira), na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o grupo de alunos do curso de Medicina vinculados a Liga Acadêmica de Radiologia e Imagenologia do Piauí (LARIPI), liderado pelo discente Ruanis Anastácio, desenvolveu um curso intitulado “I workshop de ultrassonografia na emergência: FAST e Acesso Venoso Central guiado por ultrassom”. Esse evento contou com a participação do Dr. Oswaldo Almendra (Médico Radiologista) e Dra. Rita Viana (Médica Anestesiologista).


A LARIPI identificou a necessidade da comunidade acadêmica aprimorar suas habilidades práticas em procedimentos médicos, especialmente no que diz respeito ao acesso venoso central, uma técnica crucial em diversas intervenções clínicas. Pensando nisso, os participantes da liga acadêmica, em uma iniciativa pioneira, demonstraram sua dedicação e criatividade ao adaptar uma peça do laboratório de anatomia para oferecer um curso prático sobre acesso venoso central.

A adaptação (temporária) da peça do laboratório permitiu que os estudantes simulassem situações realistas de acesso venoso central, proporcionando uma experiência prática valiosa. O curso abordou desde a teoria, a indicação do acesso, os pontos de inserção, até a execução precisa do procedimento, com ênfase na segurança do paciente. 

Ao falar sobre a iniciativa, o aluno Ruanis Anastácio destacou que, diante dos desafios que as universidades públicas enfrentam relacionados aos recursos financeiros, "analisamos que a ultrassonografia na emergência, e um procedimento como o acesso venoso, seriam bons exemplos para intervenções. Dessa forma, convidamos médicos parceiros, os quais disponibilizaram aparelhos de ultrassonografia, solicitamos a peça anatômica e criamos a circulação venosa com material reciclado e doações. Nosso objetivo é complementar a teoria com experiências práticas que nos preparem para enfrentar os desafios do ambiente hospitalar. A adaptação da peça nos permitiu criar um ambiente simulado que reflete de perto a realidade clínica e que todos os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar.”

 

A UFDPar reconhece a importância de iniciativas estudantis que enriquecem a formação acadêmica, incentivando a busca por soluções práticas e inovadoras. O modelo adaptado pelos alunos do Curso de Medicina é um exemplo inspirador de como a criatividade pode ser integrada ao aprendizado, promovendo uma formação mais completa e preparando os futuros profissionais para os desafios da prática.