Notícias
Aluno do PPGBiotec é contemplado com bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior
O aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da UFDPar, André Luis Fernandes Lopes, orientando do Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros, foi selecionado no Edital nº 30/2023, Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O discente irá realizar o Doutorado Sanduíche na Universidade Charité - Universitätsmedizin Berlin, em Berlim, na Alemanha. O projeto aprovado, tese do seu doutorado, é intitulado “Efeitos da Ativação do Receptor Farnesóide X na Preservação da Integridade da Barreira Intestinal e Processos Diarreicos Induzidos pela Toxina da Cólera e a Proteina Spike do SARS-CoV-2”, sob a orientação do Prof. Dr. Jand Venes R Medeiros do PPGBIOTEC e supervisão da Profa. Dra. Suzanne Krug da Alemanha.
Foto: André Luis Fernandes Lopes, discente de Doutorado do PPGBiotec da UFDPar, contemplado com bolsa de doutorado sanduíche no exterior
“De forma geral, o objetivo do meu trabalho é estudar o envolvimento do receptor farnesóide X (FXR) em processos diarreicos induzidos pela proteína S do SARS-CoV-2 e a toxina da cólera e os efeitos desse receptor na integridade da mucosa intestinal. Os resultados obtidos poderão conduzir ao conhecimento de novas vias e receptores intestinais envolvidos na proteção e secreção, o que pode levar a novas opções terapêuticas para pacientes com quadros diarreicos induzidos por patógenos e suas toxinas. Na Alemanha iremos estudar os efeitos do SARS-CoV-2 e a toxida da cólera sobre moléculas de adesão no epitélio intestinal, usando técnicas modernas de biologia molecular, microscopia eletrônica e organóides humanos”, explicou André.
Foto: Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros professor permanente do PPGBiotec da UFDPar, e seu orientando Andre Luis
Para o doutorando, é indiscutível o impacto que uma experiência do tipo pode trazer na sua carreira acadêmica e pessoal. “Através dessa oportunidade vejo uma possibilidade valiosa e enriquecedora para minha carreira. Estou indo para continuar minha capacitação enquanto pesquisador, com novas perspectivas, culturas, abordagens e aprendizado de novas técnicas modernas de biologia molecular, que irão aprimorar meus conhecimentos, além de permitir trazer esse aprendizado para aplicá-lo no nosso laboratório e na UFDPar. Vivenciar um país diferente e um ambiente acadêmico internacional será incrível e me trará inúmeros benefícios, como o aprendizado linguístico, desenvolvimento de novas habilidades e ampliação de horizontes científicos”, destacou.
Já para o Professor Jand Medeiros, orientador, “esta é uma oportunidade única para crescimento pessoal, acadêmico e profissional para o estudante. Além, é claro, dos ganhos acadêmicos para a UFDPar no âmbito da internacionalização de seus programas de Pós-graduação, criando um “networking” para futuras colaborações e parcerias científicas internacionais. Além disso, o professor ressalta que a realização da pesquisa poderá ter um grande impacto científico. De acordo com o docente, “apesar de recentes avanços no conhecimento da patogênese da cólera e COVID-19, estudos sobre os seus efeitos no trato gastrintestinal, principalmente sobre a mucosa intestinal, como agente indutor de secreção que culmina com episódios recorrentes de diarreia, ainda são escassos e não existe um tratamento eficaz para esses efeitos. Dessa forma, o desenvolvimento e execução do presente projeto se faz importante, pois pretende aumentar o conhecimento das alterações moleculares e fisiológicas intestinais induzidas por esses agentes, no sentido de buscar novos alvos farmacológicos o que pode levar a novas opções terapêuticas para pacientes com quadros diarréicos induzidos por esses patógenos e suas toxinas. Os tópicos abordados na pesquisa podem permitir a identificação de agentes infecciosos e o uso de agonistas FXR no tratamento de doenças intestinais diarreicas, apresentando assim grande benefício.”
Sobre o Programa:
O PDSE representa um esforço do Brasil, por meio da CAPES, para ampliar a qualificação internacional dos alunos de doutorado e contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação (PPGs). Participam do programa todas as instituições com PPGs com nota igual ou superior a 4. O Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
A PROPOPI parabeniza calorosamente o discente André Luis e seu orientador, Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros, pela conquista extraordinária, que não apenas amplia as oportunidades de conhecimento técnico, científico, tecnológico e acadêmico na UFDPar, mas também eleva os padrões de internacionalização da instituição. Essa realização representa um marco significativo, fortalecendo de maneira expressiva o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Estamos verdadeiramente orgulhosos do impacto positivo que essa conquista proporciona à comunidade acadêmica, contribuindo para o contínuo avanço da excelência em pesquisa na UFDPar.