Notícias

Aluno de Biomedicina é aprovado em 1º lugar em mestrado da USP

publicado: 20/12/2023 10h34, última modificação: 20/12/2023 12h39
 

John Arlley, estudante do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), foi aprovado em primeiro lugar no Programa de Pós-Graduação em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Perto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Este é um exemplo em um universo de possibilidades, promovido com o acesso à educação gratuita e de qualidade proporcionada pela UFDPar, somados ao esforço e interesse do discente. O estudante aguarda apenas os trâmites burocráticos de antecipação da colação de grau, para continuar se aprimorando na área da Genética.

Foto: Universidade de São Paulo (USP)


O programa de pós-graduação tem como objetivos aprimorar a formação de docentes do ensino superior, formar pesquisadores e preparar profissionais especializados em algumas sub-áreas da Genética, configuradas pelas linhas de pesquisa dos docentes permanentes do curso. A área de Genética estende-se desde a Genética de Microrganismos à Genética Vegetal, Animal e Humana. As abordagens nas investigações utilizam desde os métodos da genética clássica, até os métodos mais modernos da biologia molecular.

John destacou o papel de seus pais e professores na conquista: “Meus pais foram fundamentais nesse processo e meus amigos foram essenciais. Sem cada um deles, essa conquista não seria possível! Aos meus professores da Biomedicina, em especial à professora Dra. Renata Canalle, também sou muito grato!”

Foto: John Arlley, estudante do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

 

Entusiasta da Genética, John Arlley ingressou no curso Biomedicina desde 2019.1 e, desde do 1° período, já demonstrou seu interesse em pesquisa quando entrou em contato com o professor Dr. Daniel Vasconcelos, que o apresentou à pesquisa acadêmica no Laboratório de Análise e Processamento Histológico(LAPHIS). Sob orientação do professor Daniel, desenvolveu sua primeira iniciação científica além do seu trabalho de conclusão de curso. Próximo ao último ano de faculdade, descobriu sua vocação para geneticista e decidiu procurar uma oportunidade no Grupo de Pesquisa em Genética Humana e Médica (GEHMED), tornando-se novamente um estudante de iniciação científica, sob orientação do Professor Dr. Giovanny Rebouças Pinto. Essa oportunidade ainda despertou o interesse em ingressar na Liga Academia de Genética (LiAGen), o que oportunizou sua participação na 28° edição do Curso de Verão em Genética da USP de Ribeirão Preto, conhecendo assim a Graduação em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). A participação do estudante nesse evento ainda lhe rendeu a 1° lugar nas apresentações orais. Segundo John Arlley , esta “foi uma oportunidade única e um divisor de águas”, e o levou a prestar a prova do mestrado.

Desejamos ainda mais sucesso em sua trajetória!