Notícias
Ação da UFDPar integra movimento, inclusão e comunicação na Escola Bilíngue de Parnaíba
A Escola Bilíngue de Parnaíba foi palco, nesta quarta-feira (5), de uma atividade que uniu movimento, comunicação e inclusão em uma proposta inovadora de promoção da saúde inclusiva. A ação foi desenvolvida pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio das disciplinas Estágio em Fisioterapia Preventiva e Libras, ministradas pelas professoras Patrícia Chaves e Isolina Costa, com o envolvimento direto de estudantes dos cursos de Fisioterapia e Letras-Libras.
Durante a atividade, os participantes promoveram momentos de ginástica laboral e música adaptada para surdos, explorando diferentes formas de expressão corporal e interação entre ouvintes e pessoas surdas. A proposta buscou demonstrar que o movimento e a comunicação são elementos essenciais para o bem-estar e para a construção de ambientes mais acessíveis e acolhedores.

Além de contribuir para o aprendizado prático dos estudantes, a ação também proporcionou um espaço de troca de experiências e valorização da diversidade humana, aproximando a universidade da comunidade escolar. Iniciativas como essa fortalecem o compromisso institucional da UFDPar com a formação integral dos futuros profissionais, aliando o conhecimento técnico à sensibilidade social.
A proposta reforça que movimento e comunicação são cuidado, são inclusão — princípios que orientam práticas educativas voltadas à construção de uma sociedade mais empática, participativa e respeitosa com as diferenças.