Notícias

A UFDPar participa da inauguração da primeira etapa do Porto Piauí

publicado: 15/12/2023 14h08, última modificação: 15/12/2023 14h08

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo participou, na tarde desta quarta-feira (13/12), da inauguração da primeira etapa do Porto Piauí no município de Luís Correia. A cerimônia foi presidida pelo governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e contou com a presença de diversas autoridades.

A UFDPar vem sendo parceira do Governo do Estado do Piauí e da Investe Piauí neste grande empreendimento desde a retomada da sua concepção, nas etapas de planejamento, por meio de seus professores e pesquisadores de diversos cursos, os quais colaboraram com estudos, diagnósticos e consultorias que resultaram no documento acessível aqui.

Para o Prof. João Paulo, "a concretização do sonho de gerações de termos um porto em pleno funcionamento no estado Piauí, agora tornado realidade pelos esforços e a realização do Governador Rafael Fonteles e sua equipe, traduz o quanto a nossa gente é capaz e superadora de desafios! O Porto Piauí significa desenvolvimento, atração de investimentos, salto econômico, mais emprego e renda".

O Reitor complementa, afirmando que "a UFDPar tem contribuído de forma permanente com esse grandioso projeto e irá contribui ainda mais. Por isso estamos debatendo com o Ministério da Educação a importância de consolidar os cursos existentes e os nosso laboratórios, bem como a necessidade de expandir com novos cursos, infraestrutura e pessoal para maior oferta de formação da juventude da região em áreas estratégicas, acompanhado da produção do conhecimento, inovação, formação cidadã. Desenvolver com inclusão e sustentabilidade são os princípios que movem a UFDPar para o futuro que nos aguarda!".

O ato solene foi marcado com a chegada de mais dois navios da Marinha do Brasil, que se somaram ao navio Iguatemi, o qual já se encontrava ancorado no canal do porto. A obra é considerada uma das mais importantes para o estado, pois deverá fortalecer diversos setores da economia, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda para a população.

Nesta primeira etapa, foram entregues o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto, além do pátio de contêiners e o pátio de mercadorias em geral.

Coordenadoria de Comunicação Institucional